domingo, 25 de julho de 2010

Carpe Diem

Sê humilde porque foste feito de esterco. Sê nobre porque foste feito de estrelas.
PROVÉRBIO SÉRVIO

Faz três semanas que vi minha sogra pela última vez. A cada semana, ela vinha aquí em casa bater o ponto. Octogenária, ainda muito independente física e mentalmente, bem falante, com opiniões muito próprias a respeito de seu mundo particular e morando sozinha em seu apartamento.
De forma repentina foi acometida por um grave problema de saúde e agora precisa de auxílio para locomover-se, alimentar-se e fazer sua higiene. Além disso, a doença comprometeu seu raciocínio. Confunde-se, fala vagarosamente e seu diálogo com os outros é difícil. Perdeu muito do interêsse pelos hábitos e rotinas anteriores, ficando quase que totalmente à mercê das vontades e cuidados alheios. Ainda não voltou para sua casa e não sabemos se voltará um dia.
 Esse triste evento familiar reforça minha convicção no aproveitamento de cada momento presente, que é tudo a que temos direito. O passado já se foi e o futuro ainda não existe. Viver cada instante com dignidade e na verdade, com respeito, compaixão e amor à nós mesmos e aos outros. Daí o título dessa crônica, que em latim significa aproveite o dia.
Cada um de nós é um frágil milagre de Deus cuja integridade pode escoar-se a qualquer momento. Somos deuses e somos !
Tratemos de aproveitar logo(a vida).




0 comentários: