terça-feira, 2 de março de 2010

Julgamentos são perigosos

O FILTRO TRIPLO


Certo dia, na antiga Grécia, um conhecido encontra-se com o grande filósofo Sócrates e lhe diz:
- Sabes o que escutei sobre teu amigo?
- Espere um minuto, replicou Sócrates. Antes que me digas qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame, que eu chamo de Filtro Triplo.

- Filtro triplo? Perguntou o outro.
- Correto, continuou Sócrates. Antes que me fales sobre meu amigo é bom filtrar três vezes o que vais dizer.

O primeiro filtro é o da VERDADE.
- Estás absolutamente certo e seguro do que vais dizer-me?
- Não, disse o homem. Só escutei sobre isso e...
- Bem, disse Sócrates. Então você realmente não sabe se é certo ou não.

Agora permita-me aplicar o segundo filtro, o da BONDADE.
- É algo bom o que vais falar de meu amigo?
- Não, pelo contrário...
- Então desejas dizer-me algo ruim dele, porém não estás seguro de que seja certo.

 Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta o terceiro filtro, o da UTILIDADE.
- Me servirá de algo saber o que você vais dizer sobre o meu amigo?
- Não, na verdade não.

Bem, conclui Sócrates. Se o que desejas dizer-me não é certo, nem bom e tampouco útil...
...porque eu iria querer saber?

0 comentários: