sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Yoga

Primeiro contato com o Yoga


 Há muitos momentos na vida em que não estamos bem. Precisamos fazer algo a respeito, mas ainda não sabemos ao certo o que deve ser feito. Cento e vinte dias atrás, passando por um desses momentos difíceis, em uma noite qualquer resolvi entrar em uma academia de Yoga para pedir informações, já que desconhecia quase tudo sobre a prática. Revelei ao professor Rafael que me atendeu, que me encontrava estressado, tenso e pressionado. Ele me disse: “ Você veio ao lugar certo. Venha nos próximos dias assistir a uma aula.”

Fui, acompanhado de minha mulher e não saímos mais. Estou muito satisfeito com os primeiros resultados: Foco no que se faz aqui e agora, auto-superação, controle das emoções, elevação da disposição e energia, atitude mental, equilíbrio emocional e respeito ao próprio ritmo são benefícios que já apareceram. Certamente há muitos outros, que considero complementares.


Yoga é uma filosofia, uma prática milenar que consiste basicamente em posturas (ásanas, exercícios psicofísicos) e técnicas de respiração (pranayama), como ponto de partida para alcançar um estado de união,  objetivo final. Envolve a junção de mente, corpo e espírito de maneira a podermos experimentar o autoconhecimento.

Segundo o professor Hermógenes, um dos maiores mestres da prática no Brasil, o Yoga é uma filosofia, uma ciência, uma técnica de vida que há milhares de anos vem servindo de caminhada de volta aqueles que anseiam por, novamente, fundirem-se na plenitude de onde promanaram.


Recomendo a vocês essa mesma sensação de prazer e de bem-estar que o Yoga está me proporcionando.




0 comentários: