quinta-feira, 13 de maio de 2010

Viver e Filosofar

" Pequena é a parte da vida que vivemos. Pois todo o restante não é vida, mas somente tempo ".
(Virgílio)

Nossa vida é uma oscilação entre altos e baixos. Pelo menos a minha tem sido assim. Já tive alguns períodos de recesso de trabalho e agora estou tendo mais um. Porém, esse está diferente dos anteriores.
Pode ser que pela maturidade e experiência adquiridas, primeiramente estou observando a vida cotidiana de outras pessoas como se estivesse de fora. Entretanto é estranho que ao fazer isso, estou atentando-me a detalhes que antes não conseguia (ou não queria/não tinha tempo/não estava interessado) perceber. Só para citar como exemplos, o acompanhamento diário das atividades de meu filho na universidade, o interêsse pela rotina de minha mulher na farmácia em que trabalha, o desenrolar das aulas de inglês que minha filha ministra em uma escola de idiomas, os cuidados com a casa e seus afazeres e também, embora mais distante, a situação do trabalho de alguns ex-colegas de empresa. Mais do que ocupar o tempo com essa atividade em substituição ao trabalho formal, está sendo um exercício de ressocialização. O nosso diálogo aumentou por causa disso. Haverá de aumentar muito também a compreensão e a compaixão mútuas.
Em segundo lugar, existe agora uma escalada rumo ao autoconhecimento, que antes não havia. Atividades como o Yoga, o coaching sobre pensamento complexo e espiritualidade, as leituras específicas e a escrita de textos como esse estão acentuando paciência, calma e serenidade ao momento. A minha ansiedade está menor e a fé substituiu o desespero. 
Desse modo, existe uma máxima romana, que traduzida do latim quer dizer: Primeiro viver, depois filosofar. Eu a modificaria para: Primeiro viver e filosofar, para não correr mais o risco de só gastar o tempo. 




0 comentários: